São mais de 120 anos de trajetória, sendo 20 deles no Brasil. A Renault marca presença em mais de 128 países e ocupa o quarto lugar entre os maiores fabricantes de veículos do mundo. Em nosso país, alguns carros Renault são queridinhos, como o Logan, o Sandero, o Stepway, o Fluence e o R. S. 2.0. Conheça mais dessa história de sucesso.
A Renault é uma empresa automobilística originada na França, em 1898, por Louis Renault, um jovem mecânico de 21 anos. Na época, Louis construiu em sua garagem o que seria o automóvel originário da marca, o Voiturette A.
Desde o início, a Renault é marcada pela inovação, sendo esse o primeiro carro com transmissão direta, possuindo a primeira caixa de câmbio da história. Esse protótipo foi testado por Louis na rua mais íngreme de Paris, e, após o sucesso, logo começou a receber encomendas.
Seus irmãos Marcel e Ferdinand logo entraram no empreendimento e em pouco tempo o negócio cresceu. Dois anos depois, a Renault já possuía cerca de 110 funcionários. O próximo passo importante para a expansão, em 1901, foi a entrada no ramo das competições automobilísticas, em que, até hoje, permanece tendo reconhecimento.
Entre altos e baixos, a morte dos irmãos Marcel e Ferdinand e a participação em duas guerras mundiais, a Renault passou por algumas mudanças. Louis foi acusado de apoio ao regime nazista, em 1940, demorando a disponibilizar suas fábricas para os aliados e, então, foi afastado do país. Com o fim da guerra em 1944, retornou e foi preso. O inventor acabou morrendo em outubro, numa clínica de Paris.
Uma nova fase então é instaurada, em que a empresa torna-se uma estatal. Apenas dez anos depois a privatização aconteceria novamente, seguida por algumas alianças. Atualmente, a Renault participa do capital da fabricante japonesa Nissan. Juntas, elas formam a Aliança Renault-Nissan. Outra aliança é com a Mitsubish Motors. Hoje, o Grupo Renault é composto por cinco marcas complementares: Renault, Dacia, Lada, Alpine e Mobilize. Os carros Renault fazem enorme sucesso.
Mesmo com uma história tão diversa e complexa nota-se o esforço da empresa para tornar os carros Renault relevantes e inovadores. Alguns pontos chamam atenção no que diz respeito a seu sucesso no Brasil, cada vez maior. Aliás, em 2001, o Brasil atingiu o patamar de segundo maior mercado da marca no mundo.
Um dos pilares do crescimento está no ótimo manejo de sua produção. A ampliação da rede de concessionárias, a expansão da linha de produtos e o aumento da capacidade das redes instauradas, por exemplo.
Outro diferencial é o preço de seus automóveis. Hoje, a Renault possui o carro mais barato do Brasil, o Renault Kwid, em constante disputa de economia com seu rival Fiat Mobi.
O veículo conta apenas com itens de segurança obrigatórios e um desempenho modesto; porém, também teve versões, um pouco mais caras, com mais artigos de conforto. Nessa trajetória de sucesso, são vários os modelos que caíram no gosto dos motoristas.