Imagem Tera chega na Carrera Volkswagen e faz história!

Criado em

13 de setembro de 2025 às 19:40

Atualizado em

17 de setembro de 2025 às 22:31

Tera chega na Carrera Volkswagen e faz história!

Novo Volkswagen Tera: o SUV que chegou quebrando recordes

A Volkswagen lançou no Brasil o seu mais novo SUV compacto, o Tera, e o modelo estreou com números impressionantes — em menos de uma hora após o início das vendas, o Tera vendeu 12.000 unidades no evento “Open Doors” simultâneo em 472 concessionárias espalhadas pelo país.  Esse foi um recorde: nem modelos veteranos da VW, nem muitos rivais de mercado atingiram esse patamar em tão pouco tempo.

 

O faturamento dessa operação chegou a cerca de R$ 1,5–1,56 bilhão logo nas primeiras horas.  Isso demonstra duas coisas: a demanda latente por SUVs compactos com bom custo-benefício, e a força de marketing + estratégia de lançamento da VW.

 


Motorização, versões e preços — sem abrir mão do custo-benefício

O Tera é oferecido em quatro versões principais: MPI, TSI, Comfort e High (sendo que a versão High ainda possui um pacote especial “Outfit The Town Edition”).

 

Principais características:

  • A versão MPI tem motor aspirado 1.0, voltado para economia, com câmbio manual de cinco marchas.

  • As outras versões usam motor 1.0 TSI turbo, com mais potência e torque, proporcionando desempenho mais animado.

  • Os preços iniciais são competitivos, principalmente para o público que busca entrar no segmento de SUV compacto. A versão MPI no lote promocional partiu de R$ 99.990 (limitado às primeiras 999 unidades); depois passa a custar R$ 103.990.  As versões mais equipadas chegam a ~ R$ 139.990 para a High, e com pacotes opcionais até cerca de R$ 142.290.

 


Design, conforto e equipamentos

Além do preço e do motor, o Tera chama atenção em vários quesitos de conveniência, estilo e segurança:

 

  • Interior moderno, com central multimídia, painel digital em versões mais altas. Mesmo a versão de entrada traz faróis full LED.

  • Espaço razoável para o segmento: comprimento cerca de 4,15 metros, entre-eixos de ~ 2,57 metros. Porta-malas com aproximadamente 350 litros no padrão VDA, e até ~ 407 litros em medida “líquida”.

  • Acabamento com cores modernas, teto bicolor opcional (“preto ninja”), lanternas em LED, design externo que mistura robustez com traços contemporâneos.

  • Segurança: múltiplos airbags (versões contém 2 frontais, 2 laterais, airbags de cortina), frenagem autônoma, assistente de faixa, detector de fadiga, entre outros dispositivos.

  • Inovação tecnológica: destaque para a inteligência artificial “Otto”, integrada ao veículo / app, que responde a comandos/trabalha com aprendizado de máquina.

 


O recorde de vendas: por que ele é relevante

Esse desempenho meteórico no lançamento representa vários pontos positivos que valem destaque:

 

  1. Confiança do consumidor: 12.000 pedidos em 50 minutos mostram que há forte aceitação da proposta — não apenas curiosidade, mas intenção real de compra.

  2. Estratégia de lançamento bem executada: o Open Doors em 472 concessionárias, preço promocional para o lote inicial, bônus para troca de usado, e mobilização de público via leads, influenciadores e eventos locais. Tudo isso contribuiu para gerar impulso instantâneo.

  3. Potencial de mercado: ele não apenas vendeu rápido, mas está “roubando” clientes de outras marcas — mais de metade dos compradores são de outras marcas.  Isso mostra que o Tera tem apelo competitivo real, não apenas para quem já era fã de VW.

  4. Volume de lançamento que impressiona: esse número de pedidos em tão pouco tempo equipara-se ou até supera vendas mensais de modelos bem estabelecidos. Isso dá à VW sinal verde para investir forte no modelo, divulgação, produção etc.

 


O Novo Volkswagen Tera é um lançamento que chegou forte. Ele combina:

  • preço competitivo, especialmente para quem entra no segmento de SUVs compactos;

  • bom desempenho mecânico, com opções que atendem perfis mais econômicos ou que buscam mais desempenho;

  • equipamentos de segurança e tecnologia modernos;

  • e um design que agrada e transmite sensação de novidade e valor agregado.

O recorde de 12 mil unidades vendidas em 50 minutos, faturamento bilionário, e atendimento de expectativas tão altos já desde o lançamento, mostram que o Tera não é só mais um SUV compacto: ele pode redefinir padrões nesse segmento no Brasil.